Aplicativo que beneficia o meio ambiente e gera trabalho vence prêmio em Paris destinado a projetos de tecnologia que impactem o social e os negócios

Você conhece o aplicativo Cataki? Ele ganhou o prêmio de inovação do fórum Netexplo, em Paris, segundo G1.  Eu também não conhecia. O aplicativo cadastra catadores independentes e cooperativas para “incentivar e ampliar o descarte correto do lixo e gerar renda para os catadores”, diz uma mensagem que recebi pelo WhatsApp; conecta cidadãos e empresas que entendem a importância do descarte consciente.
Foto do site Cataki. Reprodução

Um  grafiteiro e ativista, fundador do movimento Pinp my Carroça, Mundano idealizou o  app e, na cerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris, teria dito: “Lutamos pelo reconhecimento dos catadores de lixo, que são verdadeiros agentes ambientais. O app é uma forma alternativa de aumentar  a renda dos catadores com um benefício ambiental sem preço”.

Com o aplicativo, você encontra o catador mais próximo da sua região e tem todo o cadastro dele, entra em contato por telefone, diz o que precisa descartar ( vidro, plástico, papel,metal, eletrônicos, móveis, baterias/pilhas, óleo e entulhos), combina preço ou doa, marca o encontro e pronto, a cadeia produtiva para reaproveitamento do lixo e aumento da circulação do trabalho, tirando da invisibilidade centenas de catadores, está formada.

“O aplicativo Cataki, que custou R$ 160 mil, foi uma das dez inovações tecnológicas globais selecionadas pelo Netexplo, observatório independente de estudos sobre o impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios, em parceria com a Unesco. Ao todo, dois mil projetos foram avaliados. E o Cataki foi o grande vencedor”, diz a matéria no G1. O trabalho é aberto e colaborativo e merece divulgação.Se quiser saber mais, vá ao site do Cataki http://www.cataki.org/  e assista ao vídeo de apresentação. A referida matéria do G1 está  em   'Tinder da reciclagem' brasileiro vence prêmio de inovação'.

Mara Cecília

17 de Dezembro de 2018

Comentários

Postagens mais visitadas