"Por dentro do Museu Nacional Redescubra a coleção antes do incêndio de 2018"


é o título da exposição virtual que o  Google Arts & Culture e o Museu Nacional disponibilizaram para matarmos a saudade do museu antes do incêndio que destruiu o acervo construído ao longo de 200 anos de pesquisa. O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil. Vinculado Universidade Federal do Rio de Janeiro, sofreu o incêndio em 2 de setembro de 2018, quando era considerado um dos maiores museus de história natural e antropologia das Américas. Junto com o acervo,  o Paço de São Cristóvão, inaugurado em 1803, que foi residência da família real e sediou a primeira Assembléia Constituinte Republicana,foi destruído pelo fogo.

Reprodução do Google Arts e Culture


É dolorido o impacto, desde o primeiro momento, a notícia da destruição de tão rico acervo para a memória da humanidade. O acervo por nós negligenciado, continha memórias de diversas culturas, épocas, pesquisas realizadas no Brasil e fora dele.  Além do tour em formato 3D por uma pequena parte da coleção e salões do antigo palácio, que é possível acessar no endereço “Por Dentro do Museu Nacional”, a iniciativa do da parceria da UFRJ com o Google, oferece visitas por mais 9 coleções em formato simples, com textos baseados no acervo do museu.Na ocasião do incêndio, o museu abrigava um acervo com cerca de 20 milhões de ítens, “subdividido em coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia, antropologia biológica (incluindo-se neste núcleo os remanescentes do esqueleto de Luzia, o mais antigo fóssil humano das Américas[2]), arqueologia e etnologia”.(WIKIPÉDIA,2018 ).


A plataforma do Google, agrega várias instituições  voltadas para o desenvolvimento e conhecimento da arte e da cultura pelo mundo. No Brasil, instituições de arte e cultura brasileira compõem seu catálogo de fácil acesso pelo endereço “Google Arts & Culture”.  A parceria entre o Google e o Museu Nacional começou em 2016. Para Chance Coughenour, gerente global de preservação e história do Google Arts & Culture a tragédia é um impacto para o projeto e "importante para nós olharmos como a tecnologia pode fornecer formas de preservar a memória de objetos. Assim, nós poderemos lembrar como o museu era por dentro, ainda que virtualmente, e pessoas que ainda não nasceram poderão visitá-lo no futuro". .A  exposição on line do Museu Nacional foi lançada em 18 de dezembro de 2018. Passeando por ela é impossível não se emocionar.


REFERÊNCIAS

Comentários

Postagens mais visitadas