Documento colaborativo no início do "Andando nas Nuvens 2011"

Excelente. Enquanto lia, publiquei o vídeo
primeiro do documento), no FB. De forma muito simples e lúdica, o conteúdo deste módulo nos dá ciência de que mundo vivemos com a evolução da Internet e deu a primeira organizada na minha obsrvação pessoal ao mundo caótico da Net. Era o que esperava do curso.

A Internet nos dá  recursos que vão muito além do formato habitual de convivermos com o conhecimento e a comunicação, modificando radicalmente a visão que temos do mundo e do que será a convivência no futuro. Este documento  é ousado na opinião sobre o que está mudando e, de forma acertada, a meu ver, analisa o momento cultural nesta virada de milênio, ainda imperceptível para muitos.Pode-se dedicar horas usando-o como "hipertexto”. Diz claramente que o "mundo virtual",ou da Internet, tem leis. Tem  regras e nem sempre nos damos conta. O formato é adequado e simples ao entendimento e dá uma avalanche de dicas que mesmo pra quem, como eu, navega à longas datas, não tinha conhecimento.

Concordo que o gmail é seguro e quero retificar o questionário do
início do curso, quando disse que só uso o endereço profissional e o
gmail, porque esqueci o Terra, que eu direcionei para o gmail e nele
recebo tudo que vai para aquela conta. Quanto as ferramentas acho que ele é tão “inchado” que às vezes deixa à desejar. Hoje configurei o filtro para não receber direto na caixa de entrada as mensagens do curso e percebi que [1] a mensagem vai para a caixa que criei, mas deixa uma cópia [2] na caixa de entrada, mesmo que eu tenha clicado em “arquivar” nas configurações de filtro. Será que isso acontece só comigo?


Tenho minhas restrições ao Google. Na verdade tenho uma certa restrição ( pre-conceito, assumo) com tudo que vira unanimidade. O Google é, não posso negar, porém perdi um blg e não tive como reavê-lo, e não fui a única. Deletei uma conta Terra que tinha na época, com a qual havia criado meu blog e não sabia que ela estava associada ao Google pelo Blogspot. O pior foi não ter suporte para solucionar o problema por mais que tenha entrado em diversos fóruns de ajuda. A resposta foi sempre: “deletou, perdeu”. Esse é um dos motivos, conservadora que sou, das minhas restrições, não só com o Google, como com a Nuvem. Como o aprendizado me é mais importante que o arquivamento, estou apostando no curso com estas características.

Desta forma, gostei da meta de centralizar "nossa comunicação pessoal"
e posso dizer que algumas novidades estavam ali, como o Digsby, que
chamei de "chat tudo" já que a aplicação centraliza todos os endereços
em um só chat ou o webchat que traduz automaticamente a conversa, em
vários idiomas.
Tenho a sensação que o curso, neste módulo, é mais sensorial e eu não deveria me estender tanto, mas não resisti. Acho que este espaço aqui é melhor do que a comunicação por mensagem. Esta é a única observação que tenho quanto ao andamento do curso. As mensagens poderiam ser apenas uma confirmação e não o fórum de discussão, como me pareceu hoje.

Disponibilizo meu trabalho de conclusão da  graduação em Comunicação Social, em 2009, que tem uma abordagem bastante parecida com a deste módulo. Gostaria de ler  as críticas e contribuições.[4] Não está em PDF por incompetência minha em salvá-lo neste formato (computador novo sem pacote Adobe).
Um abraço.(Mara)

Vídeo ao qual me referi



Comentários

Postagens mais visitadas