Considerações ao final de "Andando nas Nuvens"

“Por último, não fique frustrado se você não obtiver rendimento em todas as ferramentas propostas. O mais importante é começar, sair para explorar, encontrar novas possibilidades, e descobrir as ferramentas que se adaptam a nosso modo de trabalho.”
Esta citação, que extraí de um dos módulos, me deixa aliviada. Sinto que poderia ter trocado e contribuído muito mais com o curso. Num dado momento uma colega, falou da sensação de incompletude que a inquietava. Sinto a mesma na vida e especialmente com o curso. Mas vamos lá.
Quero agradecer a oportunidade e a convivência, muito rápida, com este grupo virtual. Durante o curso o rumo da minha vida pessoal mudou inesperadamente e ainda estou lidando com todas estas novidades que também vieram na forma de novas ferramentas para a “vivência” e “sobrevivência” dentro e fora da Internet.
Na Internet, posso dizer que algumas delas eu já conhecia e agreguei conhecimento e informação. Cito, por exemplo, a utilização das ferramentas do Gmail. Dei cara própria para o meu correio, formato e cores, Configurei vários Labs, alguns, que eu já havia configurado antes, deram suporte. Crei minhas “caixinhas”, como forma de organização. É delas que lanço mão e me sinto confortável, separando por assunto, com marcadores e transferência, sem passar pela caixa de entrada do meu correio. Todas suficientemente visíveis.
Já conhecia o Docs mas apenas “conhecia”, não usava, nunca tinha compartilhado um documento e fiquei maravilhada. Derrepente eu estava explicando como o Docs era colaborativo, para qualquer tipo de arquivo, aos amigos do trabalho. Hoje tenho uma pasta de Doc organizada, coisa muito difícil no meu cotidiano, porque sou toda espalhada. Descobri, com o curso que eu não sabia armazenar nada, nenhuma informação, se não fosse nas minhas pastas do HD.
O Zotero é meu aliado. Não o utilizo plenamente mas passei a salvar todas as páginas, textos ou “tudo” que eu visito e sei que vai me ajudar ali na frente. O mais interessante é poder colocar as informações todas, imediatamente, sobre cada citação. Lembro o tempo que perdi quando fiz minha monografia, com as citações. Agora tenho um programa que eu abro tudo que me enteressa, particular ou não, de qualquer computador ou navegador. Pendrive?
Além destas, uma reflexão que muito me mobilizou foi a do Módulo 5. Ter uma “personalidade digital”. Isso cela idéia de que vivemos uma outra cultura, uma outra sociedade, a partir das relações criadas pela Rede e estabelecidas como sociais. Fica claro que já fazemos parte de uma nova sociedade do conhecimento e da informação. Por isso comunicar é muito mais amplo do que apenas informar. Ter uma identidade digital nos apresenta ao mundo. Conta a nossa história para quem se interessar pelo que produzimos. Cria uma primeira imagem para um mundo onde as imagens são traduzidas por ações e não por fotografias. Percebi, então, que tenho várias espalhadas pela Net. Como cada uma delas foi criada em momento diferente, eu sou “várias pessoas”, espalhada em blog, Google,Yahoo,Twiter,FB e mais alguns que não lembro. Comecei unificando as fotos. Isso já me fez ver que tem lugares que não passo mais, até por que não dou conta de alimentar tanta informação. Aos poucos passarei para o perfil, e assim por diante.
A  iniciativa de fazer um curso sem uma “base sólida” na Internet  não me parecia muito confusa. Fiz apenas um curso EaD antes deste, que usava o Moodle e eu não percebia a existência de um “apoio” em si, exceto pela organização num mesmo “espaço” das informações trocadas durante o curso. Porém tudo ali já estava no que eu considerava Nuvem, ou seja, Internet ( acabei descobrindo depois que Nuvem, simplificando, é a interligação de computadores -servidores- através da Internet).
No “Andando nas Nuvens”, também tudo estava na Internet, a novidade estava em fazer um curso por e-mail, inicialmente, depois pelo Docs e por último uma tentativa de levar o grupo para o Rede Saúde ( desculpem, esta é a forma que tenho me referido à Rede Internet e Saúde).
Aqui, se me permitem, cabe uma sugestão: se o interesse era utilizar a Rede Saúde, e as ferramentas ali existentes, especialmente os wikis, como ferramenta para o curso e a Rede Internet  e Saúde ainda está em construção, talvez a estratégia fosse, desde o início, usar o FB, plataforma da hora e que a maioria dos participantes do curso conheciam, mesmo que não à utilizassem. Foi no momento que o curso propôs esta migração, ou seja, passar a utilizar a Rede Saúde que senti um desânimo.
Refletindo, percebo que o curto tempo de duração do curso e a profusão de novidades foi o que deve ter me desistimulado naquele momento. Lá, na Rede Saúde tem uma série de fóruns e novidades que para pessoas como eu, que não vivem o mundo da academia ou das discussões teóricas, fundadas em pesquisas e dedicação profunda, precisam de tempo pra “escarafunchar”.Tempo na frente do computador. Tempo para digerir as informações. A plataforma Elgg, pelo que percebi não é dinâmica, tem limitações para imagens e sons. Não sei detectar se é a plataforma  que é dura ou se ainda tem muita melhoria neste sentindo que poderá ser feita na rede. Atrativos como os que oferecem plataformas corporativas são visualmente chamativos para os usuário. Já usávamos o FB como apoio para o curso desde o início, poderíamos ter apoiado a Rede Saúde por lá também, para dar visibilidade à iniciativa de uma plataforma colaborativa, que tem a intenção, ao que me parece, de discutir assuntos científicos e de interesse coletivo,  proporcionando o compartilhamento de conhecimento e da informação.
Fica aqui esta sugestão para a continuidade do curso que, ao que parece está mais do que consolidada, visto que estou há 3 dias tentando colocar todas as idéias no “papel” para compartilhar com meus colegas: que tal levar a audiência que conquistamos para o curso no FB para a Rede Saúde? Acho que os fóruns do curso ( página e grupo no FB) podem ser boas ferramentas.Era esta a proposta dos tutores?
Quanto às outras tarefa, estou utilizando de acordo com as minhas necessidades, o meu dia-a-dia. Algumas baixei mas nem abri. A que está me deixando de cabelo em pé é o Firefox, que sempre usei e que resolveu atualizar a cada 3 meses e desconfigurar tudo. Estou exercitando a paciência com ele.
Recuperei o endereço e o nome do blog que havia perdido o ano passado, mas não o conteúdo e criei mais um blog, que pretendo mesclar com o que já tinha. O Google Reader, está instalado e não usei. Criei um buscador e baixei o e-Saúde, mas ainda não sei o que fazer com estes buscadores, porque eles não vão muito longe nas pesquisas que faço. Estou mais atenta aos recursos que tenho à mão. Sei que não conheço nada, que estou aprendendo e me reservei o direito de sentir como uma criança sente o experimento, apenas como uma  novidade.
No mais, detesto despedidas e não sei lidar com elas. Como disse acima, o curso está em plena continuidade. Muito obrigada pela oportunidade do aprendizado e a possibilidade de compartilhar e criar conhecimento. Como não podia deixar de ser, compartilho este documento com o curso.
Até já.
Mara Cecília
Rio de Janeiro, 05/07/2011

Comentários

  1. Oi Mara

    Muito bom seu desabafo. Inspirou-me.

    ResponderExcluir
  2. Maria Cecilia, querida, não foi um desabafo. Foram considerações mesmo. Obrigada por tê-la inspirado. Um beijo. Mara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas